terça-feira, 8 de maio de 2012

O significado da dúvida

"Quando as dúvidas, as questões nos assolam; quando as ideologias, os dogmas nos formam; quando juntos, eles nos condicionam a tal ponto de nos subjugar passivamente é necessário responder por uma dúvida ativa, ousada, que se impõe o dever de os encarar; ripostar a esses "dizem", vivendo passivamente, por um "vamos ver", que empreende com resolução o seu exame crítico. [...] A dúvida é um ato de liberdade e de responsabilidade pelo qual um homem empunha, retoma a situação na qual vive, colocando-se como sujeito dela [...]. Ela revela e atesta o momento em que surge a pessoa, em que descubro que existir deve tornar-se meu negócio e que ninguém pode nem deve me desobrigar dessa tarefa. Qualquer que seja o valor dos mestres, da educação, da cultura adquirida, chega o momento em que é necessário se situar, se colocar em relação a eles, aventurar-se sozinho no mundo e na história. A existência, a liberdade humana, dependem deste esforço; elas se mostram no mesmo instante em que eu me compreendo, me aceito e me conduzo como indivíduo e não mais como um carneirinho; quando recuso não apenas o porta-voz, o resultado de uma educação, o fruto e o joguete de um condicionamento social, o parlamento dos meus instintos, para correr o risco de dizer e seu "eu"." (GADOTTI, 2008. p.16-17) Essas são as palavras de Gadotti, sobre as quais vibro neste exato momento, sobre as quais penso: é isso, a dúvida me pertence, a construção da resposta também me pertence. Não é sábio dizer "sim" a todas as respostas prontas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário